Cursos > Capital
REESTRUTURAÇÃO EMPRESARIAL
Curso on-line por videoconferência*
REESTRUTURAÇÃO EMPRESARIAL
32h30m horas-aula – 13 módulos de 2h30m - Segundas e Quartas-feiras
14, 19, 21, 26, 28/04/2021 e 03, 05, 10, 12, 17, 19, 24, 26/05/2021
19h00-21h30
Objetivo: Oferecer informações essenciais ao desempenho das atribuições de consultor e gestor em processos de reestruturação de empresas em crise econômico-financeira.
Público-Alvo: Graduados e graduandos em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e cursos correlatos interessados em conhecer e atuar na área ou atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos, habilidades e atitudes.
Metodologia: Exposição dialogada, subsídios teóricos e exemplos práticos, complementados por vasta gama de documentos digitais e indicação de bibliografia complementar.
Conteúdo:
Módulo 01 - SINTOMAS E CAUSAS DA CRISE EMPRESARIAL (2h30)
1. Análise Ambiental
a) Macro Ambiente
b) Ambiente Operacional
c) Ambiente Interno
2. Identificando ameaças e oportunidades
a) Análise SWOT
b) Conceitos de Planejamento Estratégico
Módulo 02 – GOVERNANÇA E SUCESSÃO EMPRESARIAL (2h30)
1. Governança Corporativa
a) Propriedade x Gestão
b) Valores da Governança
c) Formação de Conselhos
d) Boas Práticas
2. Processo Sucessório
a) Perfil de Empresa familiar
b) Perfil de Empresário x Gestor
c) Planejando a Sucessão
Módulo 03 – ANÁLISE FINANCEIRA – Parte I (2h30)
1. Conceitos básicos
a) Orçamento e Fluxo de Caixa
b) Taxa de Juros
c) Investidor, Risco e Retorno
d) Resultado Operacional
2. Indicadores Financeiros
a) Fluxo de Caixa Livre para Empresa
b) Fluxo de Caixa Livre para Sócios
c) Endividamento
d) Rentabilidade
Módulo 04 – ANÁLISE FINANCEIRA – Parte II (2h30)
1. Margens de Contribuição
a) Custos Fixos x Custos Variáveis
b) Unidades de Negócio
c) Margens de Contribuição x Rateio
d) Resultado
2. Mapa Estratégico para Reestruturação
a) Oportunidades de Receita
b) Rentabilidade de cliente
c) Estrutura de Custos
d) Eficiência dos Ativos
Módulo 05 – GESTÃO ECONÔMICA DA CADEIA DE VALOR (2h30)
1. Estruturas de mercado
a) Monopólio e Oligopólio
b) Monopsônio e Oligopsônio
c) Concorrência monopolista e concorrência perfeita
2. Formação da cadeia de valor
a) Estruturação e relações entre os participantes
b) Competitividade e valorização da cadeia
Módulo 06 – GESTÃO ECONÔMICA DE EMPRESAS – Parte I (2h30)
1. Características dos segmentos industrial e do agronegócio
a) Problemas comuns
b) Problemas específicos
2. Medidas emergenciais de estabilização nos segmentos industrial e do agronegócio
a) Campo financeiro
b) Campos operacional, comercial e organizacional
Módulo 07 – GESTÃO ECONÔMICA DE EMPRESAS – Parte II (2h30)
1. Características dos segmentos comercial e de serviços
a) Problemas comuns
b) Problemas específicos
2. Medidas emergenciais de estabilização nos segmentos comercial e de serviços
a) Campo financeiro
b) Campos operacional, comercial e organizacional
Módulo 08 – MÉTODOS HETERODOXOS DE GESTÃO ECONÔMICA DE EMPRESAS (2h30)
1. Financiamento de negócios em tempos de crise
a) Fontes bancárias
b) Fontes não-bancárias
3. Operação de negócios em tempos de crise
a) Produção e logística
b) Comercialização e marketing
c) Recursos humanos
Módulo 09 – DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL (2h30)
1. Obtenção e análise de dados
a) Empresa e setor
b) Cenários macroeconômicos e setorial
c) Análise e projeções de sobrevivência e crescimento
2. Elaboração do relatório de diagnóstico
a) Fundamentação e estrutura
b) Conclusões e sugestões
Módulo 10 – REESTRUTURAÇÃO EMPRESARIAL (2h30)
1. Etapas
a) Planejamento e negociação com os envolvidos
b) Adequação de recursos financeiros, materiais e humanos
c) Implementação
2. Acompanhamento
a) Mensuração de resultados
b) Ajustes e correções
Módulo 11 – PLANO DE REESTRUTURAÇÃO – Pare I (2h30)
1. Estrutura
a) Modelos
b) Adequação de Modelos
2. Projeções
a) Mercado, risco e oportunidades
b) Financeiras, receitas, despesas e investimentos
Módulo 12 – PLANO DE REESTRUTURAÇÃO – Pare I (2h30)
1. Análise de Planos I
a) Indústria
b) Agronegócio
2. Análise de Planos II
a) Comércio
b) Serviços
Módulo 13 – CONSULTORIA EM REESTRUTURAÇÃO EMPRESARIAL (2h30)
1. Requisitos do Consultor e da sua equipe
a) Pessoais
b) Profissionais
2. Venda dos serviços de consultoria em reestruturação empresarial
a) Abordagem, negociação e fechamento de contrato
b) Remuneração
Coordenação e facilitação/docência:
Ministrante:
Pedro Afonso Gomes, Economista, pós-graduação em Mercado de Capitais, Direito Empresarial e Estratégia Empresarial. Atua como Perito, Avaliador, Auditor, Consultor, Recuperador de Empresas, Gestor e Negociador há um quarto de século. Antes, foi funcionário do Banco do Brasil S/A por 15 anos, exercendo eventualmente as funções de Comissário de Concordata e Síndico de Massa Falida. Atualmente, é Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo e Vice-Presidente do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região - São Paulo.
Coordenação: Pedro Afonso Gomes, José Marcos de Campos e Luiz Fernando Azzoni Farignoli
INVESTIMENTO:
Alunos |
À Vista |
Parcelado (primeira no ato da inscrição) |
Associados do SINDECON-SP (em dia com anuidade) |
R$ 810,00 |
R$ 900,00 -6 parcelas de R$ 150,00 |
Associados de parceiros (em dia com anuidade) |
R$ 890,00 |
R$ 990,00 - 6 parcelas de R$ 165,00 |
Outros Profissionais |
R$ 990,00 |
R$ 1.100,00 - 6 Parcelas de R$ 183,33 |
Estudantes de Graduação em Ciências Econômicas |
R$ 612,00 |
R$ 675,00 -6 parcelas de R$ 112,50 |
* Curso on-line, ministrado por vídeo conferência (ao vivo) pela plataforma ZOOM https://zoom.us/pt-pt/meetings.html.
Requer uso de equipamento próprio (Notebook, Desktop, tablet, smartphone, etc.) e conexão de banda larga compatíveis.
* Taxa de inscrição para estudantes:
a) A taxa de inscrição para estudantes se destina exclusivamente para aqueles que estejam cursando sua primeira graduação. Profissionais que já detenham outros cursos superiores, em qualquer área, não terão direito a esta taxa diferenciada;
b) Somente será acolhida inscrição de Estudante ao aluno que comprovar por documento oficial, antecipadamente ou no ato da inscrição no curso, estar regularmente matriculado no ano da realização do curso;
Os pagamentos poderão ser parcelados por meio de cheques pré-datados. O primeiro cheque para a data de início do Curso. O pagamento também poderá ser feito via transferência/depósito bancário ou boleto, no caso de pagamento em uma só parcela.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Clique aqui para ficha de inscrição ou ainda requisitada pelo tel/fax: (11) 3872-9880 ou e-mail:
secretaria@sindeconsp.org.br.
A realização do curso está subordinada a formação
de turma mínima.
Mais informações sobre estes treinamentos,
acesse o site
WWW.SINDECONSP.ORG.BR
< Voltar