Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Março 2024

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
Edição Nº 522 Março/2024

 

Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva analisa o crescimento do PIB em 2023, como reflexo, principalmente, do aumento dos gastos do governo, do consumo das famílias e das exportações.
Download > Nível de Atividade

 


 


 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn aborda questões ligadas ao financiamento dos sindicatos no Brasil, sugerindo uma abordagem que compatibilize financiamento e liberdade sindical.
Download > Pior a Emenda


Rogério Nagamine Costanzi discorre sobre as transformações demográficas que o país vem passando, apontando mudanças na estrutura da previdência e um ritmo lento de incremento dos contribuintes nos últimos anos.
Download > Evolução da Estrutura de Contribuintes para a Previdência


Elias Cavalcante-Filho, Rodrigo De-Losso e Felipe Sande apresentam uma abordagem para mensuração de custo de capital próprio que permite a estimação de parâmetros importantes usando simulações de Monte Carlo.
Download > Metodologia para Estimativa de Custo de Capital Próprio em Projetos de Investimento: Uma Abordagem Independente de Ações Negociadas em Bolsa de Valores


Alan Marques Miranda Leal e Eduarda Miller de Figueiredo discorrem sobre o Efeito Bruxelas e a capacidade da União Europeia de influenciar normas e práticas além das fronteiras do bloco.
Download > O Efeito Bruxelas e suas Consequências Sobre o Acordo de Livre Comércio União Europeia-Mercosul


Guilherme Tinoco analisa o desempenho da economia brasileira e as pers-pectivas para 2024, indicando aquecimento da atividade econômica neste início de ano.
Download > A Economia Brasileira em 2024


Gabriel Brasil analisa a desigualdade de gênero em diferentes espaços, como na academia e no setor privado, dando destaque para o governo federal que apresenta limitada representatividade feminina.
Download > Representatividade Feminina e Formulação de Política no Brasil


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros


O CEMEC-Fipe investiga a composição das fontes de financiamento das empresas brasileiras, apontando o aumento da participação de recursos captados por meio da emissão de títulos da dívida do mercado de capitais.
Download > Nota CEMEC-FIPE 02/2024: Mercado de Capitais é a Principal Fonte de Financiamento das Empresas Brasileiras no Mercado Doméstico

 


 


 

Economia e História

 

 

 

 

Rômulo Manzatto discorre sobre a trajetória de Antonio Nicolau Tolentino, um funcionário público do Império brasileiro, cuja história foi narrada pelo sociólogo e crítico literário Antonio Candido.
Download > Antonio Candido e o Conselheiro Tolentino em Nova Edição


Ivan Colangelo Salomão aborda a mudança na política econômica brasileira durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC), especialmente no que diz respeito à redução do papel do Estado na economia.
Download > Desestatização e o Estado Regulador: Uma Faceta do Governo FHC

 


 


 

Pesquisa na FEA - Economia

 

 

 

 

Esta seção divulga a pesquisa acadêmica desenvolvida por mestrandos e doutorandos do Departamento de Economia da FEA/USP, publicando os resumos das dissertações e teses defendidas recentemente.
Download > Pesquisa na Fea – Economia

 


 


 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 522 completa
Download da edição completa

 


 




< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.