Publicações > Artigos Nota Econômica Semanal - Produto Interno Bruto (PIB) – IBGE

PIB de Serviços representa 59% da economia

O Produto Interno Bruto (PIB) o setor de serviços foi responsável por 59% em 2023 da totalidade do PIB variou 2,4% quarto trimestre de 2023 (frente ao mesmo período de 2.022). Frente ao terceiro trimestre de 2023, o PIB (Produto Interno Bruto) de 2023 cresceu 1,9%.

O crescimento do PIB do setor de serviços em 2023, alcançando 2,4%, contribui de forma significativa para o crescimento econômico do Brasil. Esse desempenho positivo foi impulsionado, em parte, pelas atividades financeiras e outros segmentos do setor.

Embora represente um aumento, essa taxa de crescimento pode indicar desafios para o crescimento sustentado da economia brasileira. A estagnação do PIB no segundo semestre de 2023 reflete uma possível dificuldade em manter o ímpeto de crescimento, incertezas econômicas ou limitações estruturais do setor. Além disso, a discrepância entre oferta e demanda também pode apontar para desequilíbrios que precisam ser abordados para garantir um crescimento econômico mais estável e equilibrado.

Também foi importante o arrefecimento da inflação. Juntando o aumento da massa salarial e a renda de transferências do governo, sobrou uma massa de recursos na mão das famílias que propiciou o aumento do consumo.