O que faz um economista?
O economista lida com questões relacionadas ao patrimônio de pessoas, empresas e instituições governamentais, realizando planejamentos de ampliação e preservação deste patrimônio. Realiza estudos e análises de mercado e pode lidar tanto com questões econômicas em grande escala, nacionais e internacionais, como com projetos de investimentos de pequenas empresas.
O economista encontra oportunidades de emprego em empresas privadas, em órgãos públicos e também no terceiro setor. Pode também atuar como pesquisador em institutos e universidades, ou seguir carreira como autônomo, prestando consultorias de forma independente.
Como funciona a orientação financeira?
O economista pode atuar como orientador financeiro, indicando o melhor momento para uma determinada empresa ou pessoa realizar um investimento. Além de analisar o momento adequado para essa ação, o economista também orienta sobre os tipos de financiamento, taxas de juros e fontes de fomento (fontes de recursos financeiros, como bancos, por exemplo).
O Economista pode atuar no Mercado Financeiro?
O mercado financeiro é uma área ampla de atuação para o economista, onde realiza estudos de mercado e acompanha a economia de uma forma geral. De forma mais específica, o economista pode atuar internamente nas empresas acompanhando e analisando o fluxo de caixa da empresa, tendo assim a capacidade de analisar orçamentos de investimentos, dizendo se são investimentos interessantes ou não. Também acompanha e informa órgãos públicos sobre aspectos econômicos da organização.
Como é a atuação do economista em Auditoria?
É muito comum as empresas realizarem auditorias em seus processos, o economista pode atuar na auditoria de gestão analisando o fluxo de caixa da empresa, identificando anormalidades e inconformidades. Durante uma auditoria o economista analisa toda a saúde financeira da empresa, e ao final aponta quais os pontos em que a empresa deve melhorar e quais ações podem ser tomadas.
E a área de importação e exportação e Comércio Exterior?
O economista pode atuar ainda no mercado de importação e exportação, seja em uma pequena empresa iniciante nessa área, ou em uma empresa de grande porte já consolidada no mercado. O economista pode atuar também no comércio exterior. Nesse caso, deve analisar a economia global e dos países em questão. Essa análise deve ser comparada com a economia brasileira, com o objetivo de identificar possibilidades de investimento em mercados exteriores. Sempre que uma empresa deseja realizar negócios internacionais, é preciso conhecer a economia global e individual do país envolvido no negócio.
E na economia Agroindustrial?
O setor de agroindústria é um dos principais contribuintes para o PIB do nosso país. Nesse ramo, o economista acompanha e analisa o mercado, ajudando a definir preços e custos dos produtos e matérias geradas.
A arbitragem é um campo de atuação?
O economista pode atuar como um mediador entre as empresas e solucionar impasses econômicos entre ambas. Essa mediação pode muitas vezes evitar que as empresas se envolvam em processos jurídicos.
Onde estudar Economia
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Economia (Ciências Econômicas):