Comunicação > Notícias Inflação de Serviços tem nova elevação em Maio

Inflação de Serviços tem nova elevação em Maio

A inflação do setor econômico tem elevação comparado ao mês anterior em Maio apresentou 0,40% diante 0,05% a.m. em Abril, 2.024, conforme medição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Serviços (IPCA). Neste período, o IPCA apresentou alta acumulada de 3,93%, em 12 meses, sendo 0,46% no mês de maio.

Em 12 meses, o IPCA de serviços acumula alta de 5,09%, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em abril. Os grupos que registraram os maiores impactos no índice do mês foram Saúde e cuidados pessoais (1,16%) e Alimentação e bebidas (0,70%). Na sequência, tanto Vestuário (0,55%) como Transportes (0,14%) contribuíram com 0,03.

Vários fatores contribuíram para essa alta:
1.            Pressão nos preços dos alimentos: A alta dos preços dos alimentos exerceu uma pressão indireta sobre os serviços, uma vez que o aumento nos custos de alimentação afeta os custos operacionais de serviços como restaurantes e entregas.
2.            Influências climáticas: As chuvas no Rio Grande do Sul afetaram a oferta de produtos básicos, contribuindo para o aumento de preços e, consequentemente, impactando os serviços que dependem desses insumos.

O mesmo comportamento de preços é observado quando olhamos para a categoria de serviços intensivos em mão de obra, que incluem atividades como empregado doméstico, cabelereiro e dentistas.

Para acessar informações:

Link: https://coreconsp.gov.br/nota-economica-no-14-2024-por-carlos-eduardo-junior-inflacao-de-servicos-tem-nova-elevacao-em-maio/