Publicações > Artigos
Nota Econômica Semanal - Inflação - Indice Nacional de Preços ao Consumidor - (IPCA) - IBGE
Inflação de Serviços tem leve redução em Dezembro
Em dezembro de 2024, a inflação de serviços no Brasil registrou alta de 0,66%, uma desaceleração em relação ao aumento de 0,83% observado em novembro. No acumulado de 2024, os preços dos serviços subiram 4,78%, ligeiramente acima dos 4,71% registrados em novembro.
Desempenho da Inflação de Serviços em 2024
Em dezembro de 2024, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma alta de 0,52%, acumulando um aumento de 4,83% no ano, ultrapassando o teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que era de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual.
Perspectivas para 2025
O processo de desinflação será mais lento do que o inicialmente projetado, devido à resiliência da inflação no setor de serviços. Fatores como a expectativa de um desempenho econômico menos robusto e a melhora no comportamento do câmbio podem influenciar esse cenário
Apesar de um desempenho econômico mais forte em 2024, o cenário inflacionário tornou-se menos favorável nos últimos meses, combinando aceleração dos índices de preços e retomada das medidas de núcleo de inflação.
A tendência é o Banco Central continue com a política mais conservadora com relação a taxas de juros para controlar a inflação, que permanece acima do limite superior do intervalo da meta.
Mais informações: Clique aqui
< Voltar