Publicações > Artigos Nota Econômica Semanal - Inflação de Serviços (IPCA) – IBGE

Inflação de Serviços desacelera em Setembro

Em Setembro de 2024, a inflação de serviços registrou uma variação de 0,15%, apresentando uma pequena elevação.  No mês de agosto a inflação geral ocorreu uma forte elevação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,44%, com uma taxa acumulada de 4,42% nos últimos 12 meses.

Em setembro de 2024, a inflação de serviços no Brasil apresentou uma desaceleração, caindo de 5,18% em agosto para 4,82%. Esta foi a menor taxa desde junho, indicando um alívio nas pressões inflacionárias do setor, embora o índice geral do IPCA tenha subido devido a outros fatores, como o aumento nos preços da energia elétrica. Esse movimento reflete uma tendência de moderação na inflação de serviços, após um período de alta sustentada em trimestres anteriores, contribuindo para manter as projeções de inflação próximas da meta estabelecida para o ano.

A desaceleração dos serviços é um aspecto positivo, pois este setor tende a ter um impacto significativo sobre a inflação de longo prazo, devido à sua ligação com o mercado de trabalho e os custos associados à prestação de serviços. No entanto, com os riscos de choques de preços em setores voláteis, como energia, ainda presentes, é necessário cautela nas projeções futuras para garantir a estabilidade do índice inflacionário geral.

A perspectiva para os próximos meses é que a inflação de serviços será moderada, mas permanece vulnerável a fatores externos e domésticos que afetam tanto a oferta quanto a demanda. Uma gestão prudente da política econômica será essencial para manter esse equilíbrio.

Mais informações: Clique aqui