Publicações > Artigos Nota Econômica Semanal - Cadastro Geral de Emprego (Caged) - MTE

Serviços mantem elevação de emprego em Agosto

O total de empregos gerados em agosto de 2.024 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 118.364 mil ou seja 51% dos empregos formais.

Este desempenho robusto consolidou o setor como o principal motor de crescimento do emprego no país, superando a indústria (51.634 novos postos) e o comércio (47.761 novos postos).

O saldo positivo do setor de serviços reflete a recuperação da economia e o aumento da demanda por serviços em áreas como tecnologia, saúde, educação e turismo, que foram determinantes para esse avanço. No acumulado do ano, o setor continua a liderar a geração de empregos formais no Brasil, reafirmando sua importância para a recuperação econômica pós-pandemia.

O setor de serviços continuará sendo fundamental para a economia brasileira, sendo o principal empregador e uma importante fonte de inovação e competitividade. As perspectivas de crescimento do setor dependerão de fatores como a continuidade da recuperação econômica, o aumento da confiança do consumidor, e a modernização contínua das infraestruturas digitais e logísticas.

O crescimento foi observado em todos os estados brasileiros, com o setor de serviços puxando o aumento do emprego em regiões urbanas mais desenvolvidas, onde a demanda por serviços especializados é maior.

Mais informações: Clique aqui