Publicações > Artigos Nota Econômica Semanal - Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) – IBGE

Setor de Serviços fica estável em março

O volume de serviços prestados no País avançou 0,4% em relação a fevereiro, após uma queda de -0,9% no mês anterior. Essa manutenção da atividade econômica, dado o impacto da atual política monetária no segmento dos serviços.

Adicionalmente, a taxa anualizada, mesmo com uma pequena perda de dinamismo, ainda aponta para um crescimento acumulado significativo, reforçando a perspectiva de um ano promissor para o setor. Este resultado positivo demonstra a eficácia das políticas de incentivo e a capacidade adaptativa das empresas de serviços.

A percepção de que o setor continua forte e destaca que a oferta de serviços mais voltados a empresas, como os de tecnologia da informação e comunicação, são indicativos de que o setor permanece resiliente.

Analisando mais detalhadamente, é importante destacar que este aumento inclui atividades turísticas, o que sugere uma retomada da confiança no setor de turismo. Comparado a janeiro de 2023, o crescimento acumulado até março de 2024 foi de 4,5%.

Em relação ao impacto que a tragédia causada pelas enchentes do Rio Grande do Sul pode ter sobre os serviços, o efeito será pouco significativo nacionalmente, embora muito impactante na região afetada. A tragédia no Sul deve apresentar algum vento contrário nas próximas pesquisas para principalmente nas áreas de logística e transporte, mas não será tão significativo nacionalmente dado que o impacto tende a ser mais regional.

Para informações acessar: