Publicações > Artigos
Nota Econômica Semanal - Inflação (IPCA) – IBGE.
Inflação de Serviços tem pequena elevação do IPCA em dezembro
A inflação do setor econômico de Serviços registrou pequena elevação em comparado ao mês anterior em novembro apresentou 0,70% no diante 0,60% a.m. em dezembro, 2.023, conforme medição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Serviços (IPCA). Neste período, o IPCA apresentou alta acumulada de 4,62%, em 12 meses, sendo 0,56% no mês de dezembro.
Em 12 meses, o IPCA de serviços acumula alta de 6,22%. Todos os grupos de produtos obtiveram alta no IPCA em dezembro, variando entre 0,04% e 1,11%. A gasolina ficou 12% mais cara e puxou a alta de Transportes, que subiu 7,14%.
O Índice Serviços do IPCA teve alta de 0,56% em dezembro. A desaceleração é relevante em relação a junho, quando subiu de 0,28%. Ainda assim, a variação em 12 meses está acima do IPCA, marcando 4,62%. O índice de serviços, segue pressionando a inflação. Os preços de serviços são pressionados pelo mercado de trabalho aquecido, além de sofrerem os efeitos da inércia inflacionária.
A análise da inflação de serviços em 2023 revela uma dinâmica peculiar. Diversas fontes indicam que, apesar da desaceleração nos preços de serviços, o alívio não foi tão expressivo quanto em outros setores, como alimentos e bens industriais. A pressão inflacionária persistiu, resultando em uma inflação acumulada de 4,6% no ano, dentro do intervalo de tolerância da meta estabelecida.
Para acessar informações:
https://coreconsp.gov.br/nota-economica-por-carlos-eduardo-junior-elevacao-na-inflacao-de-servicos-aumenta-em-dezembro-de-2023/
< Voltar