Área do Associado
FAQ
Publicações > Artigos Boletim Econômico FIPE - Julho 2022

 

PUBLICAÇÕES
Boletim Informações FIPE
No 502 Julho/2022

 


Artigos

 

 

 

 

Vera Martins da Silva aborda os indicadores sobre o mercado de trabalho da PNADC/IBGE, dando destaque para o rendimento médio e para a taxa de desocupação por faixa etária e por sexo.
Download > Mercado de Trabalho

 

 

 

 

Índices

 

 

 

 

Hélio Zylberstajn comenta as mudanças recentes no Programa Jovem Aprendiz, que tratam a vulnerabilidade dos jovens à desocupação, discutindo a magnitude e o significado social do problema.
Download > O Desafio da Aprendizagem Profissional: Transformar a Exceção em Regra


Otávio José Guerci Sidone, Rogério Nagamine Costanzi e Eduardo da Silva Pereira buscam compreender melhor a dimensão da sustentabilidade dos sistemas previdenciários públicos e os indicadores utilizados pela literatura especializada.
Download > Como Saber se a Previdência Social é Sustentável? Indicadores Demográficos e Financeiros


Carlos Nathaniel Rocha Cavalcante e Rodrigo De-Losso apresentam os principais indicadores das finanças públicas de São Paulo, objetivando tornar mais acessíveis informações para os cidadãos.
Download > Acompanhamento das Finanças Públicas do Município de São Paulo: Análise do Desempenho do 1º Quadrimestre de 2022


Gabriel Brasil comenta a importância de iniciativas do setor privado e do setor público para a promoção de educação financeira, principalmente acerca da inflação, mencionando o exemplo da plataforma gratuita “Considere a Inflação”.
Download > Educação Financeira: O Papel Central do Entendimento da Inflação no Orçamento do Consumidor


O NEFIN apresenta os principais fatores de risco utilizados na literatura, assim como o dividend yield, short interest e IVol-BR, utilizando dados brasileiros.
Download > Relatório de Indicadores Financeiros


O CEMEC – Fipe analisa o impacto das mudanças das taxas de juros nas decisões de investimento e na alocação das carteiras dos investidores nacionais e estrangeiros e suas implicações sobre o desempenho do mercado de ações.
Download > NOTA CEMEC FIPE 06/2022: Taxa de Juros e o Desempenho do Mercado de Ações

 

 

 

 

Economia e História

 

 

 

 

José Flávio Motta tece um breve comentário sobre as origens e consequências da política do apaziguamento, enfatizando suas relações com o Tratado de Versalhes e o advento da Segunda Guerra Mundial.
Download > A Política do Apaziguamento, o Tratado de Versalhes e as Origens da Segunda Guerra Mundial: Um Breve Comentário


Rômulo Manzatto resgata o Prefácio de Antonio Candido ao Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, ressaltando a análise de Candido ao último capítulo da obra e sua apresentação das estruturas do livro, construídas sobre “uma admirável metodologia dos contrários”.
Download > Ainda o Prefácio de Antonio Candido

 

 

 

 

Panorama Macroeconômico

 

 

 

 

Edição n. 502 completa
Download da edição completa

 

 

 

 

 



< Voltar
Tel.: (11) 3872-9880 Rua Almirante Pereira Guimarães, 211 Pacaembu - São Paulo - SP
CEP 01250-001
© SINDECON-SP. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do SINDECON-SP. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.